Jornalismo Transmídia: Métodos e Ferramentas
Denis Renó - Universidad Del Rosário - Bogotá
14 de Novembro - 16h00 - Anfiteatro I - Parada
Novidades do congresso em "Jornalismo e Redes Móveis"
* Inscrições grátis, mas sujeitas a confirmação.
O ecossistema mediático está em permanente mudança devido ao complexo processo de convergência que atualmente decorre. Jenkins (2006) refere que esta convergência se verifica em quatro campos - conteúdos, tecnologias, modelos empresariais e atividade profissional - sendo caracterizada pela existência de conteúdos multiplataforma de media, pela colaboração intermediática e pelo comportamento das audiências na procura dos conteúdos que mais lhe interessam. Neste congresso dedicamo-nos ao campo dos conteúdos, mais especificamente aos que se destinam a dispositivos móveis, como smartphones, tablets e tabphones.
O crescimento da taxa de penetração de banda larga móvel (3G/4G) e o aumento registado nas vendas de smartphones e tablets criou um canal alternativo para distribuição de notícias: os dispositivos móveis. Aguado (2009) considera que a emergência deste quarto écran - depois do cinema, da televisão e do computador - representa uma oportunidade de negócio para as empresas de comunicação, vendo nestes dispositivos uma alternativa à distribuição tradicional de informação jornalística. Este novo ecossistema mediático "push" Fidalgo (2009) caracteriza-se por serem as notícias a procurar os consumidores e não o contrário, como até agora, o que implica desde logo que se repensem as formas de distribuição de informação. Isto leva-nos ao 1º tema:
Os dispositivos móveis são uma excelente plataforma de receção devido à sua capacidade de receber informação de cariz multimédia, mas também porque as suas características - como a portabilidade e a ubiquidade - permitem a distribuição global de informação em função das mais diversas variáveis, como a hora do envio, o local onde o consumidor se encontra e as suas preferências temáticas, por exemplo. Tom Ahonen (2009) salienta este lado comercial do novo meio que permite uma eficaz segmentação do mercado
e tem como público-alvo um grupo de utilizadores que já está habituado a pagar pelo acesso a conteúdos (ringtones, música, alertas, apps). Este facto cria condições para a emergência de um novo mercado que tem registado um assinalável êxito, sobretudo no campo das aplicações nativas (apps) A chamada app economy tem crescido de uma forma exponencial e os mercados online - iTunes, o Android Market, o WP7 Market Place, OVI Store e BB App - geraram em 2011 cerca de 15 mil milhões de dólares. O que nos conduz ao 2º tema:
Mas não basta existirem condições técnicas para que este mercado se torne uma realidade: de acordo com a Nielsen (2010), os micropagamentos (52%) e os sistemas de pagamento simples e seguros (43%) são determinantes para levar os consumidores a pagar pelo acesso a conteúdos. Porém, isso só acontece se os produtos tiverem mais qualidade do que as atuais (71%), explorando as capacidades técnicas dos dispositivos
como a multimedialidade, a hipertextualidade, a interatividade, a personalização, a ubiquidade, a memória e a instantaneidade. Tal como referem Kaye & Quinn (2010), só apostando na inovação e acompanhando as tendências tecnológicas é possível melhorar a qualidade dos conteúdos, respondendo assim às expectativas dos consumidores. Temos assim o terceiro tema:
Este conjunto de questões resume a temática deste congresso. Interessam-nos textos que: a) ajudem a perceber a forma como as empresas de comunicação estão a aproveitar este novo ecossistema caraterizado por uma receção móvel e pessoal; b) relatos de experiências no
desenvolvimento de linguagens e formatos específicos para estas plataformas; c) estudos de caso relacionados com o desenvolvimento de apps jornalísticas; d) análise de dados ligados à distribuição de apps e estudos de modelos económicos usados pelas empresas.
Os textos devem seguir as normas APA podendo ser redigidos em português, espanhol ou inglês.
As propostas aceites serão editadas no livro "Jornalismo para dispositivos móveis", a publicar no início de 2013.
Conferências
Juan Miguel Aguado
[Univ. Murcia]
Suzana Barbosa
[Univ. Federal da Bahia]
Juan Miguel Aguado holds a PhD in Communication Studies at the Complutense University of Madrid (Spain) and Postgraduate in Social Research by the Polish Academy of Sciences (Warsaw). He is member of the International Research Committee on Sociology of Communication, Culture and Knowledge (RC14) at the International Sociological Association (ISA).
Actually he is Associate Professor of Communication Theory in the School of Communication and Information Studies at the University of Murcia (Spain). His research and publications focus on the social impact of technology, mobility and the role of experiential mediation strategies in cultural consumption processes. He has published 7 research books and has collaborated with up to 30 chapters in edited research monographs and more than 30 research papers in academic and scientific journals. Currently he is the research director of a three year research project supported by the Spanish Ministry of Science and Innovation: Evolution of the Mobile Media in Spain.
Professora adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Investigadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL). Coordenadora do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (Fapesb/CNPq). Integra o Projeto PROCAD 1640/2008: O Ensino do Jornalismo na Era da Convergência Tecnológica: Metodologias, Planos de estudo e demandas profissionais. Foi jornalista em vários ornais brasileiros. É graduada (1993), Mestre (2002) e doutora (2007) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2007-2008). Integrou a rede de pesquisa do projeto de cooperação internacional Jornalismo na Internet: Um estudo Comparado dos Cibermeios Brasil/Espanha (CAPES/DGU 140/2007-2011). Em 2007, publicou o livro "Jornalismo digital de terceira geração" (LabCom Books,) e tem vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Mesa de Software
Paulo Fernandes
[Universal Tech]
Paulo Fernandes, licenciado em Eng. de Sistemas e Informática pela Univ. do Minho, é co-fundador e administrador da Multivector TI, empresa portuguesa que, desde 1999, é especialista e líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas para os sectores imobiliário e automóvel. Em 2008 juntou uma nova equipa e criou o AdClip, a primeira rede de anúncios classificados na Internet. Em 2012, criou o FlexReader, uma plataforma que permite criar aplicações móveis nativas para apresentar conteúdos noticiosos em smartphones.
António Gil
[Dom Digital]
António Matias Gil é fundador e diretor-geral da Dom Digital, empresa criada em 1997 e focada em criar aplicações web, social e nativas. Na área dos media desenvolve novos interfaces para as plataformas desktop, mobile, tablet e TV, usando sempre a cloud. Foi coordenador do estudo de avaliação dos websites da Administração Pública portuguesa, em 2006.
Daniel Nunes
[Niiiws]
Licenciado em Gestão de Empresas - com uma breve passagem pela UBI - desde 1996 que trabalha em áreas ligadas às Tecnologias da Informação. Embarcou este ano num novo projecto chamado Niiiws.
O Niiiws disponível, para já, em iPad e iPhone, é um projecto criado em Portugal que recolhe as notícias livres de todos os jornais nacionais e faz um ranking de interesse pelos leitores nas redes sociais para apresentar uma edição, sempre actualizada e personalizável, com as notícias mais relevantes de cada dia.
O Niiiws está já disponível, nas suas respectivas edições, em Espanha, Brasil, França, Reino Unido e Estados Unidos.
Mesa de Hardware
Tiago Silva Lopes
[TMN]
Tiago Silva Lopes é atualmente Diretor de Dados e Conteúdos Multiplataforma da TMN. Antes de assumir este cargo desempenhou, no Grupo PT, os cargos de Diretor do Portal SAPO e dos serviços de Informativo e Listas na PT Comunicações, Diretor de Customer Care na PT.Com e Responsável de Gestão de Produto Internet na Telepac.
Nelson Lourenço
[Vodafone]
Nelson Lourenço é actualmente o responsável pela equipa de conteúdos Vodafone, acumulando uma experiência de 10 anos em marketing e inovação de serviços de telecomunicações. Nos últimos anos tem gerido os portais móveis da Vodafone (1 milhão de utilizadores únicos/mês) e a sua equipa tem conseguido atingir marcos significativos no mercado. Exemplos disso mesmo são: o lançamento da primeira aplicação de live streaming TV na AppStore a nível mundial em 2008, através do serviço Vodafone Mobile TV; o alerta noticioso SMS com maior penetração no mercado português, lançado em parceira com o Público em 2009, denominado "Última Hora" (400 mil utilizadores); a loja de música Vodafone Music responsável por mais de 50% das faixas mp3 vendidas em Portugal.
Mesa de Jornalismo
Henrique Monteiro
[Impresa - Expresso]
Henrique Monteiro é jornalista desde 1979, tendo trabalhando nos jornais Voz do Povo, Notícias da Tarde, Jornal de Notícias, O Jornal e Expresso. Nomeado diretor do Expresso em 2006, dois anos depois passou publisher deste semanário, acumulando este cargo com as funções de diretor das revistas Exame e Courrier Internacional. Desde Janeiro de 2011 é administrador e Diretor Editorial para as Novas Plataformas do grupo Impresa Publishing.
Pedro Tadeu
[Controlinveste]
Pedro Tadeu nasceu a 1963, em Lisboa. Aos 20 anos inicia a sua atividade profissional no mundo do jornalismo. Desde 1983 até hoje Pedro Tadeu passou já por vários títulos como "A Capital" e "24 Horas". Atualmente é subdiretor do Diário de Notícias e diretor da agência Global Imagens. Colaborou também com vários jornais e rádios.
José Alberto Carvalho
[Media Capital/TVI]
José Alberto Carvalho iniciou a sua atividade jornalística nas rádios locais. Em 1989 passou pela TSF, mudando depois RTP, onde esteve até 1992. Durante dez anos esteve na SIC, mas em 2002 regressou à RTP para acumular a apresentação do Telejornal com a direção de informação. Em Fevereiro de 2011 mudou para a TVI, onde é diretor de informação. Nos locais por onde passou deu sempre um forte impulso à adoção das novas tecnologias na atividade jornalística.
Comboio: www.cp.pt
Ligação Aeroporto – Estação de Comboio para a Covilhã
Metro: Entrar na estação "Aeroporto" e sair na estação "Oriente"
Autocarro: www.citiexpress.eu
Ligação Aeroporto – Terminal de Expressos para a CovilhãSe tiver dúvidas sobre o evento contacte a organização.
António Fidalgo, Paulo Serra, Anabela Gradim, João Canavilhas, José Ricardo Carvalheiro, Catarina Rodrigues, Marco Oliveira, Eduardo Alves, João Nuno Sardinha e Ricardo Morais.
2012 © JDM — Jornalismo para Dispositivos Móveis.
Organização: LabCom Apoios: FCT | COMPETE | Universidade da Beira Interior