#JDM2020

ATUALIZAÇÃO - Congresso Adiado
Devido à situação pandémica, a realização do JDM no formato presencial ficou impossível. Por se tratar de um congresso de nicho onde a discussão pessoal sobre a temática é fundamental, a Organização considera que não faz sentido passar o evento ao sistema online e por isso decidiu adiar o congresso. Estamos em contacto com as organizações do LUSOCOM e do OBCIBER para mantermos um calendário sequencial, sendo previsível que os três congressos se realizem no mês de junho de 2021.

Em breve será publicado uma nova Chamada para Trabalhos. Autores que já enviaram suas comunicações podem optar por mantê-las, atualizá-las ou retirá-las do Congresso. 

--

Sobre o Congresso

No jornalismo contemporâneo, mobilidade, velocidade e partilha assumem-se como características determinantes no processo de produção, distribuição e consumo de notícias. O sistema mediático continua em transformação e, neste contexto de comunicação em rede e tempo acelerado, é incontornável considerar o uso dos dispositivos móveis e o seu papel no fluxo informativo. Tecnologia e inovação continuam a apresentar oportunidades para o jornalismo, por isso o JDM vais mais uma vez reflectir sobre temas relacionados com a reconfiguração de rotinas e práticas jornalísticas, a importância de diferentes formatos e novas linguagens, o acesso aos conteúdos e sua difusão, e a relação com o público.  Depois do 1º Encontro da Montanha, realizado em outubro de 2009, o evento ganhou a forma de congresso, em 2012, e, desde aí, tem procurado, de dois em dois anos, analisar o estado do ecossistema mediático focado na relação entre o jornalismo e os dispositivos móveis. Nesta quinta edição a análise e discussão será feita em três mesas, duas das quais exclusivamente dedicadas a reflexões teóricas sobre o tema. Desta forma procuramos contribuir para o equilíbrio de um sistema científico cada vez mais marcado pela investigação puramente quantitativa exigida pela maioria das revistas. Haverá ainda uma mesa para estudos de caso com o objetivo de discutir novas experiências que foram desenvolvidas nos últimos dois anos. Tratando-se de um congresso altamente especializado, o número de comunicações aceites será de 6 por mesa, num total de apenas 18.

Mesa 1: Os dispositivos móveis como ferramenta de produção, distribuição e consumo de notícias
[Reflexões teóricas sobre a utilização dos smartphones no contexto da recolha e tratamento de informação (MoJo) e sobre a receção de conteúdos em dispositivos móveis]

Mesa 2: Narrativas jornalísticas para dispositivos móveis
[Reflexões teóricas sobre novas linguagens e novos formatos jornalísticos]

Mesa 3: Estudos de caso/trabalhos práticos e projectos
[Análise de conteúdos e de narrativas, estudo de apps, relatos de projetos
hiperlocais, experiências com recurso a Realidade virtual, Vídeo 360, etc]

Funcionamento das mesas

As comunicações aprovadas em cada mesa serão distribuídas pelos participantes, funcionando a mesa da seguinte forma: cada orador tem 15 minutos para apresentar o seu trabalho, 5 minutos para colocar questões a outro participante da mesa (escolhido por sorteio) e 10 minutos para responder às perguntas que lhe forem colocadas.

Datas importantes

Entrega de propostas (textos completos): Em breve
Aceitação: Em breve
E-mail para envio: jdm@labcom.ubi.pt
(Após o congresso os autores terão quatro semanas para apresentar a versão final)

PREÇOS

Inscrição com apresentação de texto: 100 euros para o 1º autor e 25 euros para
outros autores (A inscrição inclui dois almoços. O pagamento da inscrição pode ser
feita no 1º dia do evento.)
Inscrição sem texto: grátis, mas com inscrição obrigatória (certificado)

Notas finais
-
Os textos devem ser enviados no formato JDM, podendo ser redigidos em português, espanhol ou inglês.
- O texto melhor pontuado pelos avaliadores receberá o prémio Best Paper
- Todos os textos serão publicados em livro a editar nos Livros Labcom.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 João Canavilhas, Catarina Rodrigues, Ricardo Morais e Fábio Giacomelli


Transportes e alojamento


Transportes
  • Comboio: www.cp.pt

    Ligação Aeroporto – Estação de Comboio para a Covilhã
    Metro: Entrar na estação "Aeroporto" e sair na estação "Oriente"

  • Autocarro: www.citiexpress.eu

    Ligação Aeroporto – Terminal de Expressos para a Covilhã
    Metro: Entrar na estação "Aeroporto" e sair na última estação dessa linha (S. Sebastião). Mudar para linha Azul (direção "Amadora Este") e sair na estação "Sete Rios".

    Ver Mapa do metro de Lisboa.

     

Geo-Localização

GPS — LAT 40.277911 · LNG -7.509067

 Abrir no Google Maps 

Inscrições


Brevemente