Programa

Conferências
Dia 22 de novembro (terça-feira)
9h00 SESSÃO DE ABERTURA E CONFERÊNCIA
Paulo Serra (Pres. Faculdade de Artes e Letras)
Ramon Salaverría (Universidad de Navarra)
10h30 COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS 1
12h30 Almoço
14h00 MESA JORNALISTAS
Alexandre Brito (Subdiretor de Informação da RTP)
Diogo Queiroz Andrade (ONA PT)
Miguel Martins
Pedro Monteiro (Expresso)
Rui da Rocha Ferreira (Future Behind)
16h00 COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS 2
Dia 23 de novembro (quarta-feira)
9h00 COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS 3
11h00 COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS 4
13h00 Almoço
14h00 COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS 5
16h00 SESSÃO DE ENCERRAMENTO E CONFERÊNCIA
João Correia (Diretor do Labcom.IFP)
Eduardo Pellanda (PUC do Rio Grande do Sul)
Workshops
Workshop 1: “Produção de conteúdos para Tablets"
Rita Paulino (Universidade Federal de Santa Catarina)
2ª feira: 14h - 18h;    3ª feira: 18h - 20h;    4ª feira: 15h - 18h
Workshop 2: "Criação e Aprendizagem da plataforma App Inventor (MIT) para jornalismo"
Eduardo Pellanda (PUC do Rio Grande do Sul)
2ª feira: 16h - 18h
Workshop 3: "Vídeo para Dispositivos Móveis"
Pedro Monteiro e Iryna Shev (Expresso)
2ª feira: 16h - 20h;    4ª feira: 9h - 12h

Oradores

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

 

Ramón Salaverría

Ramón Salaverría é o diretor do Center for Internet Studies and Digital Life e professor titular de jornalismo da Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha). É membro do World Journalism Education Council e faz parte do diretório de Global Experts da ONU na área de jornalismo. Nos últimos anos tem integrado o ranking El Mundo de “Los 500 españoles más influyentes” na categoría de Internet. Entre 2010 e 2012 foi chair da secção de Jornalismo do ECREA, a maior organização europeia de investigadores em comunicação. Foi ainda diretor do Departamento de Projetos Jornalísticos da Universidade de Navarra entre 2008 e 2014. Entre a sua vasta produção científica destacam-se os livros Ciberperiodismo en Iberoamérica (2016), Periodismo integrado (2008), Cibermedios (2005), Redacción periodística en internet (2005) e o Manual de redacción ciberperiodística (2003). Publicou igualmente dezenas de artigos científicos e capítulos de livros no campo do ciberjornalismo.



MESA JORNALISTAS 

 


Alexandre Brito

Licenciado em Comunicação Social e "Master" em "Broadcast Journalism" pela Universidade de Boston. Atualmente é subdiretor de Informação da RTP, responsável pela área digital há cerca de um ano. Foi coordenador do Telejornal de 2013 a 2015 e responsável por vários espaços informativos da RTP, tanto na RTP Informação (agora RTP 3) como na RTP 2, com o jornal "Hoje". Foi ainda jornalista da SIC, onde participou no lançamento da SIC Notícias e depois da SIC Online.


Diogo Queiroz Andrade

Fundador do Observador e seu diretor criativo até março. Especializado em médias digitais, é jornalista e produtor/realizador de conteúdos multimídia. É o representante da Online News Association em Portugal e autor do livro "Manual de Jornalismo Digital". É mestre em Ciência Política e licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa.

Miguel Martins

Com 45 anos de idade, foi Jornalista 23 anos, formou-se em Ciências da Comunicação – Jornalismo – na Universidade Autónoma de Lisboa, onde dá aulas há 20 anos. Frequentou o Poynter Institute na Florida, bem como o Newsplex, na Universidade da Carolina do Sul, também nos EUA. Foi jornalista no diário “Público”, no jornal "Expresso", na “SIC Notícias”, no "Correio da Manhã" e na CMTV, tendo-se especializado em Ciência e Tecnologia. Tem um MBA em Estratégia e Gestão Empresarial.

Rui da Rocha Ferreira

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior. Atualmente é diretor-editorial do Future Behind, uma publicação especializada em novas tecnologias. Desde 2010 já trabalhou e colaborou com várias publicações como o portal de tecnologias do SAPO (TeK SAPO), Jornal de Negócios e Semana Informática, entre outros, sempre ligado à área das tecnologias.



CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

 

Eduardo Campos Pellanda

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUCRS de Porto Alegre, Brasil. Mestre e Doutor em Comunicação pela mesma instituição. Professor de graduação e pós-graduação da Famecos-PUCRS. Professor visitante do Mobile Experience Lab MIT/EUA onde também realizou dois períodos de pós-doutoramento. Membro do Advisory Board do GAMI (Global Alliance for Media Innovation WAN-IFRA). Coordenador do laboratório Ubilab de pesquisas aplicadas em ubiquidade comunicacional.



WORKSHOPS 

 

Rita Paulino

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atualmente é Professora curso de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) e docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina nas disciplinas WebDesign. Também tem projetos e pesquisas na área de Conteúdo interativo para tablets, mobile e Jornalismo de Dados, tem experiência profissional como WebDesign Master. Desenvolveu interfaces web em projetos governamentais tais como Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação.. Autora do livro Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática e Comunicação e comunidades virtuais - Participação e Colaboração.



Pedro Monteiro

É responsável no grupo Impresa pela área dos conteúdos digitais pagos, atuando tanto na vertente de negócio, como editorial e comercial. Está à frente do projeto do Expresso Diário, jornal vespertino lançado em 2014 destinado às plataformas digitais. Possui formação profissional na área do design e trabalha ainda como consultor internacional para a empresa Innovation Media Consulting.

Iryna Shev

Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa. Nasceu na Ucrânia em 1991. No Expresso desde janeiro de 2015, atualmente integrada no projeto Snapchat do jornal.

Chamada de Trabalhos

3º Congresso Internacional
JDM - JORNALISMO E DISPOSITIVOS MÓVEIS

Universidade da Beira Interior (Covilhã), 22 e 23 de Novembro de 2016

A história do jornalismo está fortemente ligada aos avanços tecnológicos. Cada nova tecnologia torna possível distribuir as notícias mais rapidamente, levá-las mais longe e a um maior número de consumidores. As restrições espaciais e temporais que sempre afetaram o jornalismo têm vindo a perder importância graças à digitalização e à emergência dos novos meios como a Internet e, mais recentemente, os dispositivos móveis.

No novo século, o jornalismo tinha tudo para atravessar um dos melhores períodos da sua história, porém não é essa a situação atual. A rápida evolução tecnológica e uma crise mundial, colocaram em causa alguns dos princípios basilares em que assentava o jornalismo e as empresas não foram capazes de responder rapidamente aos novos desafios. Sem novos modelos económicos nem formas de responder às necessidades de um público mais exigente, as empresas optaram por experimentalismos que em grande parte dos casos resultaram em sucessivos fracassos que levaram ao encerramento de milhares de jornais ou ao despedimento de profissionais, baixando assim a qualidade do produto final. Hoje, poucos duvidam que o jornalismo atravessa um dos piores períodos da sua história.

A evolução tecnológica, que sempre contribuiu para melhoria do jornalismo, transformou-se no seu principal inimigo? A resposta só pode ser uma: não. Mas é preciso reverter o processo, transformando estas dificuldades em oportunidades. A resposta pode estar na investigação científica e por isso nesta 3ª edição do JDM procuram-se propostas que abram novas perspetivas ao jornalismo num dos campos mais promissores: o do jornalismo móvel.

Com taxas de penetração que rondam os 100%, capacidades multimédia cada vez mais desenvolvidas, ligação à Internet e preços acessíveis, os dispositivos móveis representam uma oportunidade para o jornalismo do século XXI. Justifica-se, por isso, a existência de um congresso que se dedique exclusivamente à investigação neste campo.

Depois do 1º Encontro da Montanha sobre o tema realizado em Outubro de 2009, o evento ganhou a forma de congresso, em 2012, realizando-se agora bienalmente. Nesta terceira edição existirão quatro grupos de trabalho, sendo aprovados cinco trabalhos por mesa.

Tema 1: Formas de distribuição de conteúdos para dispositivos móveis

Tema 2: Modelos de negócio para o jornalismo móvel

Tema 3: Novas linguagens e novos formatos jornalísticos

Tema 4: Os dispositivos móveis como ferramentas de produção

Datas e Normas

DATAS IMPORTANTES

Entrega de resumos alargados (6.000 a 10.000 caracteres) : até 30 de Junho de 2016

Aceitação: 25 Julho de 2016

Entrega de trabalhos completos: 30 de setembro de 2016

Envio de abstracts:  jdm@labcom.ubi.pt


PREÇOS

Com apresentação de paper: 50 euros

Sem apresentação paper: grátis, mas com inscrição obrigatória

Workshop 1: 20 euros (Inscrições limitadas a 20 pessoas. Os participantes devem usar o computador pessoal com os programas InDesign 2015CC e  Dreamweaver)

Workshop 2: 5 euros (Inscrições limitadas a 20 pessoas. Os participantes devem trazer computador portátil)

Workshop 3: 15 euros (Inscrições limitadas a 20 pessoas. Os participantes devem trazer smartphone e computador portátil com editor de vídeo)

 

Nota: As inscrições nos workshops devem ser pagas no secretariado do DCA até ao dia 17 de novembro. Caso tal não aconteça a inscrição é anulada sendo chamado o primeiro inscrito da lista provisória.

 

NORMAS DE SUBMISSÃO PARA A PUBLICAÇÃO DO LIVRO COM OS TEXTOS APRESENTADOS

Os textos completos devem ter um máximo de 40.000 caracteres, incluindo as referências, e podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. 

O texto deve obedecer à seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, com entrelinha 1,5 e justificado em ambas as margens. As referências no texto e ao final devem seguir as normas APA. 

 

(ATENÇÃO: Os trabalhos que não cumprirem rigorosamente as normas APA serão excluídos da publicação. Só serão publicados trabalhos que foram apresentados no congresso)

Inscrições

Formulário de inscrições:

           

       

   
   
   

A inscrição ficará visível após aprovação.

Lista de inscritos:   #37

  1. Ramon Salaverría - Orador
  2. Alexandre Brito - Orador
  3. Pedro Monteiro - Orador
  4. Diogo Queiroz Andrade - Orador
  5. Rui da Rocha Ferreira - Orador
  6. Niguel Martins - Orador
  7. Eduardo Pellanda - Orador
  8. Rita Paulino - Orador
  9. Pedro Monteiro - Orador
  10. Iryna Shev - Orador
  11. Marcelo Silva Barcelos - Autor de paper
  12. Giovana Borges Mesquita - Autor de paper
  13. Ivo Henrique Dantas - Autor de paper
  14. Edgard Patrício - Autor de paper
  15. Cyntia Belgini Andretta - Autor de paper
  16. Carlos Alberto Zanotti - Autor de paper
  17. Carlos Marciano - Autor de paper
  18. Elton Tamiozzo de Oliveira - Autor de paper
  19. Miriam Rodríguez Pallares - Autor de paper
  20. Isadora Ortiz de Camargo - Autor de paper
  21. Carlos Marciano - Autor de paper
  22. Carlos Nascimento Marciano - Autor de paper
  23. Maura Oliveira Martins - Autor de paper
  24. Isadora Ortiz de Camargo - Autor de paper
  25. Begoña Ivars Nicolás - Autor de paper
  26. Ana Serrano Telera - Autor de paper
  27. Vivian de Carvalho Belochio - Autor de paper
  28. Mariana Guedes Conde - Autor de paper
  29. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira - Autor de paper
  30. Patrícia Pivoto Specht - Autor de paper
  31. Alciane Nolibos Baccin - Autor de paper
  32. Diógenes D'Arce Cardoso de Luna - Autor de paper
  33. Mariana Guedes Conde - Autor de paper
  34. Pollyana Ferrari Teixeira - Assistente
  35. Ricardo Morais - Assistente
  36. Juliana Bulhões Alberto Dantas - Assistente
  37. Marcela Bulhões Alberto Dantas - Assistente

Locais

Transportes
  • Comboio: www.cp.pt

    Ligação Aeroporto – Estação de Comboio para a Covilhã
    Metro: Entrar na estação "Aeroporto" e sair na estação "Oriente"

  • Autocarro: www.citiexpress.eu

    Ligação Aeroporto – Terminal de Expressos para a Covilhã
    Metro: Entrar na estação "Aeroporto" e sair na última estação dessa linha (S. Sebastião). Mudar para linha Azul (direção "Amadora Este") e sair na estação "Sete Rios".

    Ver Mapa do metro de Lisboa.

     

Geo-Localização

GPS — LAT 40.277911 · LNG -7.509067

 Abrir no Google Maps 

Informações

Comissão Organizadora

Anabela Gradim, Catarina Rodrigues, Diógenes de Luna, Fábio Giacomelli, João Canavilhas e José Ricardo Carvalheiro

Para mais informações contacte a organização.

Universidade da Beira Interior 
LabCom.IFP - Lab. Comunicação, Filosofia e Humanidades
Rua Marquês D'Ávila e Bolama 
6201-001 Covilhã PORTUGAL
Telefone: +351 275 319 700 (Ext. 3342)

GPS: LAT 40.277911 · LNG -7.509067